quarta-feira, novembro 14, 2007

Nova modalidade de tratamento da ITU baixa

Saiu no Archives of Internal Medicine ( Vol. 167 No. 20, November 12, 2007) que o tratamento com 5 dias de nitrofurantoína para cistite (ITU não complicada) em mulheres jovens é semelhante ao tratamento padrão com co-trimoxazol. Foi um estudo randomizado aberto com cerca de 300 mulheres.
Pelo que eu vejo aqui na minha realidade, utiliza-se pouco a nitrofurantoína, mas quem sabe se em vigência de alta freqüencia de resistência este uso possa se tornar mais atrativo. De qualquer maneira ai vai o atalho para o abstract:
http://archinte.ama-assn.org/cgi/content/abstract/167/20/2207?etoc

segunda-feira, novembro 05, 2007

Alucinações parasitárias

Há uns 2 meses eu atendi uma paciente com 50 anos de idade que apresentava queixa de parasitas (vermes) que se alojaram na sua pele e que em alguns períodos a rompiam indo infestar outras regiões causando desconforto e prurido. Ela informava que já havia procurado outros médicos sem muito sucesso, mas estava em uso de tiabendazol tópico, que aplicava na pele constantemente. Durante o exame não havia evidência de lesões cutâneas e os exames de fezes eram todos negativos (vários). Pedi para a paciente procurar um psiquiatra e que se possível me trouxesse os vermes conservados em solução fisiológica ou formol. Ela não retornou até o momento.
Nesta semana lendo a CID me deparei com um artigo de revisão descrevendo três casos idênticos ao que eu atendi. Aprendi algumas coisas como o termo folie à deux (loucura compartilhada por dois) que é comum acontecer com filhos ou maridos de pacientes nesta situação, esta condição rara está definida como disordem psicótica compartilhada no DSM IV.
Quem quiser ler acesse esta ligação:
http://www.journals.uchicago.edu/doi/pdf/10.1086/523004

segunda-feira, setembro 10, 2007

Nova diretriz para tratamento de histoplasmose da sociedade americana de infectologia

Irá sair publicado em 1 de outubro na CID as novas diretrizes para tratamento da histoplasmose da IDSA. Novidades:

Tratamento de escolha pra a forma disseminada é a anfotericina B lipossomal, tornando a desoxicolato opção adequada para pacientes sem potencial risco de IR.

Valoriza o uso de itraconazol suspensão(ainda não disponível no Brasil), com monitorização dos níveis séricos.

Valoriza o diagnóstico da forma disseminada, inclusive in HIV positive patients, a pesquisa de antígeno urinário e sérico.

Deixa aberto o tempo de tratamento inicial de acordo com a reposta clínica do paciente.

Quem quiser baixar o original é só ir neste endereço:
http://www.journals.uchicago.edu/CID/journal/issues/v45n7/51625/51625.html

terça-feira, agosto 28, 2007

Meningite a Líquor Claro e Bartonelose

A doença da arranhadura do gato é causada pela Bartonella henselae, sendo bastante freqüente sua circulação entre os membros da comunidade. Estamos em vias de publicar um relato de um caso de DAG que além de complicar-se com neurorretinite também apresentou achados liquóricos compatíveis com meningite. Na literatura este seria o 4o. caso relatado. Talvez seja mais uma causa negligenciada de meningite a líquor claro. Assim que for publicado vou disponibilizar no blog.

Segue o link para o artigo:
Cat scratch disease complicated with aseptic meningitis and neuroretinitis

Origem da Quarentena - Quarantine origin

Em meados do século XIV, autoridades sanitárias da Itália, sul da França e arredores, premidos pela epidemia de peste negra, criaram um sist...