sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Poluição antimicrobiana



Afora os problemas de poluição das águas que normalmente são noticiados de forma bastante frequente, principalmente em decorrência do falta de saneamento e do correto manejo do dejetos oriundos do esgoto domiciliar e industrial em coleções hídricas das grandes cidades, agora depara-se-nos uma nova variável. Foi encaminhada para o Lancet desta semana, uma correspondência de professores de um departamento de saúde pública na China relatando um problema bastante preocupante e que tem o potencial de induzir enormemente a resistência bacteriana. Foram detectadas elevados níveis de antimicrobianos na água dispensada para uso humano em vários domicílios de uma cidade. A causa é conhecida, esgoto hospitalar, resíduos de industria farmacêuticas e o uso na agricultura e criação de animais. Esse fenômeno é conhecido e ocorre em todo o mundo, o que assusta é que nesta província da China as concentrações observadas alcançam valores estratosféricos (50 vezes acima do observado na França por exemplo). Não há a necessidade de reforçar que essa constatação é uma catástrofe do ponto de vista do uso terapêutico dos antimicrobianos. Seria uma pesquisa interessante de ser empreendida no Brasil.

Link para o artigo: aqui

segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Nova ameaça viral - New viral threat.



Foi descrito nos EUA um acaso de um homem que morreu em decorrência de uma infecção associado a um novo tipo viral. Trata-se de um Thogotovirus a que foi nomeado de Bourbon vírus em decorrência do município de moradia do paciente. Até o presente, infecções causadas por vírus do mesmo gênero haviam sido detectadas em Africa e Europa, sempre associadas à quadro neurológicos como meningite.
O paciente descrito relatava história de picada por carrapato e foi atendido com quadro febril acompanhado de linfoadenomegalia. Foi tratado com doxiciclina pensando-se em infeções bacterianas transmitidas por carrapato, como a febre maculosa. Todavia, o paciente evolui com persistência da febre, leucopenia e trombocitopenia grave ocasionada por supressão da produção celular pela medula óssea. Após 9 dia de evolução da doença, o paciente apresentava persistência da febre e piora do estado hemodinâmico e respiratório vindo a morrer no dia seguinte. Os testes sorológicos foram negativos para Erlichia, Riquétsia e outros agentes relacionados à picada de carrapato foram negativos. O vírus foi isolado no soro por meio de técnicas de biologia molecular e demonstrou elevada concentração sérica mesmo dias antes do óbito do paciente.
Trata-se de um único caso em que foi isolado um vírus diferente dos que estamos acostumados a lidar. Ainda é uma fraca fonte de evidência na determinação da causa da morte do paciente. Para que essa evidência possa se firmar, novos casos devem ser investigados. de qualquer forma é algo preocupante e a única maneira de prevenção é evitar o contato com carrapatos.
O link para referência é este.

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Vídeo aula - Determinismo em Epidemiologia

Acabei de terminar de postar essa vídeo aula, nela eu trago alguns conceitos de como se definem os determinantes em saúde utilizando-se o instrumental epidemiológico.

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Nova recomendação para a vacina da febre amarela



Foi lançada recentemente uma nova orientação acerca da quantidade de doses da vacina de febre amarela considerada suficiente para imunizar o indivíduo. De acordo com a OMS, agora é suficiente se tomar somente uma dose da vacina. Portanto, a recomendação de se tomar indefinidamente a vacina em intervalos de 10 anos foi retirada. Abaixo o link com as recomendações completas:

Recomendações - Febre Amarela - SVS - Brasil

Origem da Quarentena - Quarantine origin

Em meados do século XIV, autoridades sanitárias da Itália, sul da França e arredores, premidos pela epidemia de peste negra, criaram um sist...