domingo, outubro 07, 2012

Casos de Coronavírus associados à SRAG

Foram detectados dois casos  de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados à infecção pelo Coranavírus oriundos da Árabia Saudita e do Catar. Um deles morreu e o outro encontra-se na Inglaterra na terapia intensiva, já com insuficiência respiratória e renal. Os cornavírus são um grupo de vírus bastante grande e diverso, causadores de doenças em várias espécies animais e de quadros respiratórios em humanos. O vírus isolado desses paciente não é semelhante ao que causou casos de SRAG há alguns anos, sendo um tipo que ainda não havia causado doenças em seres humanos, provavelmente originado de morcegos.
Pessoas que retornarem do Catar e da Arábia Saudita e que desenvolveram após 10 dias sintomas respiratórios, devem procurar um serviço de saúde explicando essa exposição. Não foram detectadps casos de transmissão interpessoal, nem no ambiente hospitalar. O tratamento é de suporte.  Trata-se de mais uma ameaça viral com pontecial para propagação e formação de epidemia.

Fonte: http://www.cdc.gov/mmwr/pdf/wk/mm61e1004.pdf

sábado, agosto 04, 2012

Mais sobre a coqueluche

No ano passado eu escrevi sobre a coqueluche, doença que estava sendo aventada como causadora de uma epidemia em jovens. Dessa vez eu vou repetir um pouco a dose, literalmente, pois eu li nos jornais aqui do DF que uma criança de 6 meses havia morrido de coqueluche. Eu mesmo fui contatado para falar sobre o assunto em um jornal local de Brasília. Esse fato ocorreu apesar da alta cobertura para DPT, cerca de 95% aqui no DF. Conforme eu havia dito no post anterior, é necessária a realização de uma dose de booster da vacina em adultos e adolescentes, esse grupo representa um reservatório potencial para transmissão da doença para as crianças mais novas ainda não completamente imunizadas. Nesse último grupo a doença é mais grave e pode ser fatal.

domingo, junho 10, 2012

Curso Básico de Epidemiologia - Diagnóstico - Exercício 1 -

Dando continuidade a aula 3, um exemplo de como calcular a sensibilidade e especificidade de um teste diagnóstico e de como o valor preditivo positivo é influenciado pela prevalência.

Curso Básico de Epidemiologia - Aula 3 - Diagnóstico

Posto a aula 3 sobre acurácia dos testes diagnósticos. Trata-se de uma introdução ao assunto, o foco são os estudantes de graduação e os profissionais de outras áreas. Nas próximas postagens vou divulgar alguns exercícios sobre o assunto. O primeiro tratará da sensibilidade, e especificidade e influência da prevalência no valor preditivo positivo. O segundo versará sobre a influência na acurácia do exame em casos de testes seriados.

sexta-feira, junho 01, 2012

São Paulo: urbanization and mental disease

It was published this February in PLOS one  the result of a survey coordinated by WHO which demonstrated that 30 % of the 5037 persons interviewed  have had some kind of mental disease in the last year, being the highest prevalence observed in surveys conducted in others 25 big cities around the world (the highest prevalence was observed in the USA - 26 %). Extrapolating this result to São Paulo's population we can estimate that around 7 million people could be mentally affected in one of the biggest cities of the World. These numbers are very disturbing since the urbanization phenomena is almost complete in Brazil, where up to 90 % of the population live in a city. According to the article, the worst fear of the participating of the survey was violence, others problems related to the decontrolled urbanization also interfere with mental sanity of cities inhabitants such as pollution, high degree of noise, bad public transport etc. The survey also associated these variables with the type of  mental disorder referred. Bellow the link to the article, which I believe that contributes enormously to the discussions tha will take place in Rio de Janeiro during the Rio +20.

Link: http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0031879

quarta-feira, maio 30, 2012

Novo periódico da área de saúde do Distrito Federal

Esse mês foi publicado o primeiro número da Revista de Medicina e Saúde de Brasília (RMSBr); é uma publicação do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e tem o foco na publicação de artigos originais, relatos de caso e revisões na área de ciências da saúde e medicina.
Nesse número eu e um grupo de alunos publicamos uma revisão sobre abordagem das doenças exantemáticas na infância, segue o link:
http://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr?slT=8

segunda-feira, abril 09, 2012

Curso Básico de Epidemiologia - Aula 1

Aula introdutória do curso básico de epidemiologia que pretendo postar no decorrer desse semestre. O objetivo será discutir os aspectos mais importantes da epidemiologia para aplicação nos serviços de saúde.
Obs. No sitio do youtube se obtém a melhor visualização do vídeo, para aceder basta clicar no link do youtube na barra de tarefas do vídeo.

Origem da Quarentena - Quarantine origin

Em meados do século XIV, autoridades sanitárias da Itália, sul da França e arredores, premidos pela epidemia de peste negra, criaram um sist...